segunda-feira, 8 de abril de 2024

 

Saúde mental e empreendedorismo:

 autora lança livro sobre o tema na UnB

 

Entre os dias 10 e 11 de abril, Fabiana Ratti lança segundo volume de “Café com Freud e Lacan” e fará palestras na Universidade de Brasília

 

Fabiana Ratti, psicóloga e autora de “Café com Freud e Lacan: Liderança e laços afetivos e políticos no cotidiano e no mercado de trabalho”, está lançando um segundo volume com foco em saúde mental e empreendedorismo, intitulado “Café com Freud e Lacan: Liberdade no emprego, autonomia no trabalho e empreendedorismo”. Além disso, a autora irá participar de diversos eventos em Brasília durante o período de lançamento da obra.

 

Com o lançamento do livro, a psicóloga e psicanalista com sua equipe da clínica de Psicanálise UNBEWUSSTE, em parceria com o Club Rotary Anhanguera, dá continuidade ao Movimento pela Saúde Mental Café com Freud e Lacan que começou em setembro de 2023, mês em que o primeiro volume foi lançado.

 


Entre os dias 10 e 11 de abril, a autora estará em Brasília, sendo que, na quarta-feira (10/04) entre 12h e 14h, Ratti irá palestrar e lançar o livro na LEAP (Liga acadêmica de estudos em psicanálise), abordando o tema: Nelson Rodrigues e a dor de existir. O evento  acontece na Universidade de Brasília (UnB), no ICC Sul. Na quinta-feira (11/04) das 12h às 14h, também na UnB, acontece o segundo dia de lançamento e uma palestra trazendo o tema “Depressão nos estudos? Medo de entrar no mercado de trabalho?”.

 


Por fim, ainda no dia 11/04, em Brasília, às 19h, a autora irá palestrar no Colégio Sagrado Coração de Maria, trazendo o tema “Saúde Mental: ansiedade, burnout e depressão": Como lidar? Como tratar? Como evitar?”. A palestra é direcionada para pais, alunos, professores e funcionários. O colégio fica localizado no Conjunto C, SHCGN Sgan 702 Colégio Sagrado Coração de Maria - Asa Norte, DF, CEP: 70710-750.

 

Sobre o segundo livro da coleção “Café com Freud e Lacan”

 

No segundo livro, Fabiana Ratti traz à tona como a saúde mental se relaciona com os dilemas do empreendedorismo, em um momento em que o mercado de trabalho transmite a sensação de que todos são substituíveis. Com a evolução da inteligência artificial, por exemplo, essa sensação aumenta ainda mais.

 

Um estudo publicado em 2024 pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), apontou que cerca de 60% dos postos de trabalho ao redor do mundo podem ser afetados pela inteligência artificial no futuro. A saída possível que a psicanalista aponta e que converge com o que a Psicanálise sempre enfatiza é olhar para a singularidade dentro de cada indivíduo.

 

“Existe o sujeito único, aprofundar-se em seus próprios talentos, habilidades e avançar em capacidades fazem o sujeito único destacar-se e ganhar seu lugar ao sol, porém, os recursos para isso, estão na saúde emocional, no raciocínio e na lógica que incluem o inconsciente”, conta a autora Fabiana Ratti.

 

Além disso, o livro apresenta conceitos que contribuem para criar recursos, táticas e estratégias, com exemplos cotidianos e práticos para serem utilizados por meio de 10 tópicos principais, passando por temas como a liberdade, zona de conforto, satisfação, ego e como o senso comum afeta a nossa noção da realidade.

 

Segundo a autora, o senso comum pode ser um dos responsáveis pela situação atual da saúde mental relacionada ao mercado de trabalho, “se apoiar no senso comum pode acabar gerando uma pobreza de pensamento e iniciativas, que sufoca o aparelho psíquico no cenário em que vivemos, em que a inovação e reflexão são necessárias para evoluir”, finaliza Ratti.

 

Serviço Lançamento “Café com Freud e Lacan: Liberdade no emprego, autonomia no trabalho e empreendedorismo”

 

Data: 10 e 11 de abril de 2024

 

Horário: entre 12h e 14h

 

Local: UnB - Brasília, DF, 70910-900

 

O livro está disponível no site da autora e custa R$55, clicando aqui.

 

Serviço Palestra “Saúde Mental: ansiedade, burnout e depressão. Como lidar? Como tratar? Como evitar?”

 

Data: 11 de abril de 2024 às 19h

 

Sobre a autora Fabiana Ratti

Graduada em psicologia pela Faculdade de Psicologia da PUC em São Paulo, Fabiana Ratti é psicanalista lacaniana e atende em consultório particular desde 1998. Fez sua formação de psicanálise pelo Instituto de Psicanálise Lacaniano e, em 2014, concluiu seu mestrado em psicologia clínica pela PUC-SP. Ao longo dos anos, em paralelo com os estudos, se dedicou à clínica, atendendo e supervisionando instituições do terceiro setor.

Em 2019 formou a Rede de atendimento Psicanalítico Lacaniano - UNBEWUSSTE. Essa Rede dá suporte a algumas instituições e empresas, atendendo pessoas do Brasil todo, online e presencial. Fabiana Ratti oferece aulas de Freud e de Lacan que são vendidas pela plataforma sympla.com.br e tem como diferencial a didática e a simplicidade para falar de conceitos complexos. A Clínica Psicanalítica Unbewusste está abrindo vagas para Formação de Analista com leituras, supervisões, atendimentos e discussões clínicas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário