quarta-feira, 29 de junho de 2011

O Segredo dos seus olhos



Por Fabiana Ratti

‘O inconsciente é atemporal’ diz Freud. O inconsciente não segue o tempo cronológico estabelecido pelas leis da razão. Estabelecido entre os homens para que todos consigam se localizar e organizar o dia-a-dia.
A hipótese do inconsciente rompe com as leis da lógica clássica Aristotélica. Para Aristóteles, nas leis da razão, existem três princípios básicos que, apesar da lógica moderna, são princípios que valem até os dias de hoje para as leis da razão: a questão do tempo, do espaço e o princípio de não contradição.
O tempo tem uma cronologia: começo, meio e fim, sempre seguindo em diante. O Espaço só pode ser um. Não se pode estar em Paris e Nova York ao mesmo tempo. E o princípio de não contradição: ou é A ou é B. Não é possível ser A e B ao mesmo tempo. Não é possível haver uma proposição e uma negação e, ambas serem verdadeiras nas leis da razão.
Para as leis do inconsciente, estas proposições não têm validade. Freud percebeu isto através de sua análise dos sonhos. No sonho, a pessoa ou o objeto podem ser A, B e C ao mesmo tempo. Há uma fusão entre pessoas, objetos, espaço e tempo. Então, Freud percebe que existem outras leis que regem o inconsciente para além das leis racionais. É através de seu estudo “A Interpretação dos Sonhos”, que Freud pôde dizer à sociedade do século XX, que o ser humano também é guiado pelas leis do inconsciente. E que o inconsciente é uma estrutura psíquica que possui suas próprias leis.
O filme, O Segredo dos Seus Olhos (El Secreto de Sus Ojos, 2009), ganhador do Oscar de melhor produção estrangeira, demonstra, de forma magistral, que o inconsciente, o aparelho psíquico, rege para além dos sonhos. Assim, os seres humanos não são regidos, necessariamente, pela lógica aristotélica clássica.
Existem muitas formas de ver e analisar este filme, mas o ponto que escolho aqui assinalar é que o filme conseguiu transmitir impressionantemente a capacidade dos personagens de ficarem presos no tempo.   
O ator argentino Ricardo Darín interpreta Benjamín Espósito, um ex-funcionário público que resolve escrever um livro quando se aposenta. O tema é o caso criminal que mais marcou a sua carreira no Tribunal Penal de Buenos Aires e assim, revê o homicídio que investigou em 1974. Neste novo projeto de sua vida, revê o passado. Situações e episódios que marcaram o caso. Revê momentos de emoção com sua superior Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil), e de investigações em relação ao homicídio.
Entre vieses que a leitura de um filme possibilita, o que mais me chamou a atenção foi a capacidade que os personagens tiveram, cada um de uma forma, de ficarem enjaulados no tempo. Uns por suas atitudes e outros pela ausência de atitudes. E, mesmo que, cronologicamente o tempo estivesse passando; as emoções, os afetos e as vidas dos personagens estavam estacionadas em 1974. Esta é uma evidência da soberania das leis do inconsciente direcionando a vida dos sujeitos!  

El Secreto de Sus Ojos
Argentina / Espanha , 2009 - 129
Drama / Policial
Direção:
Juan José Campanella
Roteiro:
Juan José Campanella
Elenco:
Ricardo Darín, Soledad Villamil, Guillermo Francella

Nenhum comentário:

Postar um comentário