Molière - dramaturgo, ator e encenador francês (1622-1673) - escreveu mais de 30 peças, todas elas criticando a sociedade, a hipocrisia e os costumes inúteis.
"Doente Imaginário" um dos melhores títulos para a psicanálise. Essa encenação do grupo Galpão mostra o quanto temos de doentes imaginários, doentes psíquicos pelo mundo... que se confunde com doenças biológicas e então não buscam o tratamento que seria melhor para o aparelho psíquico e continuam dando trabalho para os familiares, para as pessoas em volta e o sistema de saúde.
Don Juan - O clássico conquistador que temos em diversas sociedades que arrasa o coração das moças com frases de efeitos psicológicos... Molière faz com maestria apontando hipocrisias e mentiras que nossa sociedade ajuda a construir...
Escola de Marido e Escola de Mulheres mostram tradições e costumes da época. Século XVII, outra relação com os costumes homem e mulher que Molière já criticava e ridicularizava naquela época.
A psicanálise que surge no século XX trabalha para que as pessoas consigam traduzir em palavras o que sentem e consigam se colocar, se posicionar, sem cair em armadilhas imaginárias... doenças, amores e situações sociais desnecessárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário