segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Dave – presidente por um dia




Por: Fabiana Ratti, psicanalista 

Dave - Presidente por um dia (1993) é daqueles filmes que gostaríamos que fosse realidade. O roteiro é bem original, apesar de não haver muita verossimilhança, é isso que deixa o filme mais divertido. Dave (Kevin Kline) é um cidadão animado que tem uma agência de empregos nos Estados Unidos e adora ajudar os amigos. Leva uma vida pacata sem grandes aventuras financeiras ou afetivas. Um dia, o serviço secreto o procura, pois ele é um sósia perfeito do Presidente dos EUA - Bill Mitchell (Kevin Kline). O presidente irá para uma reunião íntima com a secretária e precisa de um sósia para aparecer em um evento, Dave é convocado.

Dave é orientado a seguir o protocolo do presidente, acha tudo aquilo muito estranho, mas lhe é imposta a tarefa. Ele a executa com alegria e despojamento. Diverte-se por estar em um lugar inusitado, com tantos requintes, diferente de seu mundo. Porém, o script não sai conforme o esperado. O presidente passa mal em seu encontro com a secretária e precisa ser internado. Ao invés de chamarem o vice-presidente, Dave assume o cargo sem que a população saiba, por artimanha dos homens de ‘confiança’ do presidente. 

Bill, o presidente, fica internado em uma ala escondido do público e da própria Casa Branca. Ou seja, o roteiro um pouco a ser questionado, porém, a partir daí, Dave assume e o filme deslancha. A princípio, toma a atitude passiva que havia assumido no começo e é comandado pelos homens de confiança do governo, com o tempo, Dave vai se dando conta da sua responsabilidade, do absurdo da situação e encarna realmente um presidente, um presidente cidadão. Que não precisa fazer conchavos, que não tem nada a perder, que pode falar e fazer o que pensa e realiza o que muitos cidadãos desejam – um governo mais justo e honesto.

Dave podia estar no Brasil. Em pleno mês de manifestações exaustivas em que o povo pede mais justiça e reorganização do investimento em setores como saúde, educação e transporte, ele podia fazer uma aparição por aqui. Entre algumas manobras que ele consegue fazer, em uma simples reunião: enxuga o orçamento de propaganda do governo, pára de pagar empreiteiras que não estão fazendo nada e reinveste o dinheiro em áreas que são realmente necessárias. Uma reunião que todo o povo brasileiro espera que um dia aconteça!

Dave - Presidente por um dia é uma filme divertido. Aparecem alguns personagens em suas próprias funções, como Arnold Schwarznegger; tem um pouco de romance; mas, sobretudo, mostra que seria possível. Seria possível um governo mais honesto que priorizasse a população em detrimento de narcisismos pessoais e egóicos. É um filme catártico. Dave fala e faz o que muitos de nós gostaríamos de ouvir e perceber os resultados na prática. Vale a pena assistir a esse filme singelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário